Por meio de palestras ministradas pelos próprios estudantes, o projeto de extensão Pró-saúde universitária busca conscientizar os acadêmicos e a comunidade a respeito de doenças infecciosas, que são aquelas que podem ser transmitidas por vírus ou bactéria, como meningite ou tuberculose. Coordenado pela professora mestre Lucélia Campelo de Moraes e com a participação de cinco estudantes dos cursos de enfermagem e farmácia, o projeto de extensão surgiu em abril de 2011, no Campus Universitário do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
A cada palestra, uma doença infecciosa é abordada e são transmitidos alertas, ressaltando pontos como prevenção e diagnóstico. O intuito é que os espectadores saiam com conhecimento maior sobre as enfermidades e aptos para se prevenir contra as mesmas. Segundo a coordenação, será concedido no término do projeto um certificado de participação ao público, de acordo com o número de palestras assistidas.
Professora Lucélia Campelo e a equipe do "Pró-saúde Universitária |
Ao término da palestra, é o próprio público que escolhe o tema seguinte a ser abordado, englobando as principais doenças infecciosas que podem ser: tuberculose, meningite, HIV – o vírus da AIDS, influenza H1N1 – também conhecida como “gripe suína”, doenças periodontais (da boca) e hepatite.
As primeiras palestras realizadas no campus da UFMT, contaram com a média de público de 48 pessoas, composto principalmente por acadêmicos da área da saúde. “A intenção é que alunos de outras áreas também participem das palestras.” – ressalta a professora Lucélia Campelo.
No mês de setembro além das palestras no campus da UFMT em Barra do Garças, também foram marcadas palestras no Senac. No dia 18 de outubro o projeto apresenta palestras na I Semana Científica do Campus Universitário do Araguaia da UFMT, elas acontecerão das 9h30min às 11h30min e das 17h30min às 21h, e contarão com rodízio de temas. Outras palestras acontecerão nos dias 10 e 17 de novembro e 1º de dezembro na UFMT.
Conheça as doenças infecciosas
Os temas das duas primeiras palestras foram tuberculose e meningite que foram ministradas pelas alunas do curso de enfermagem Juliana Zenaro Rodrigues e Dayara Rufino Mota. Elas explicam sobre as doenças:
- Meningite:
O que é: A doença pode ser viral ou bacteriana de uma forma mais grave. Para as crianças, a época seca é um período provável ao contágio da doença.
Sintomas: Os principais sintomas são: vomito a jato, rigidez da nuca e dor de cabeça. Ela causa inflamação nas meninges, e logo que diagnosticada o médico geralmente indica um antibiótico.
Tratamento: O paciente fica de quarentena, em uma área restrita que deve ser um local isolado, calmo com pouca luz e sem barulho. Os agentes infecciosos dessa doença podem estar presentes no organismo.
Vacina: A vacina contra a meningite deve ser tomada no segundo mês de vida da criança, e depois aos quatro e seis meses de idade.
- Tuberculose:
O que é: É uma tosse que dura mais de três semanas, com escarro e pode vir acompanhada de sangue.
Sintomas: Os principais sintomas da tuberculose são: mal estar, emagrecimento, febre e cansaço.
Tratamento: Após o diagnóstico, o médico geralmente prescreve algum antibiótico para o tratamento.
Vacina: Existe uma vacina contra a doença que é de dose única e deve ser tomada no primeiro mês de vida do bebê.
______________________________
Texto e foto: Nahida Almeida Ghattas
0 comentários:
Postar um comentário