21 de novembro de 2011

As sextas-feiras são mais divertidas na creche Maria de Nazaré


O projeto de extensão Prevenção e saúde bucal em crianças auxilia os meninos e meninas da creche Maria de Nazaré a manterem o sorriso saudável.

Todas as sextas-feiras, partem da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) unidade de Barra do Garças o professor Max Brune e suas três voluntárias do curso de Enfermagem com destino as Obras Sociais São Francisco de Assis, onde passam o dia com as crianças da creche Maria de Nazaré repassando orientações sobre a saúde bucal.
Professor Max Brune ensina o aluno a escovar os dentes
Na parte da manhã, eles preparam os fantoches, o cenário e as brincadeiras educativas que serão realizadas durante o dia. Logo após o almoço, orientam as crianças sobre a forma correta de escovar os dentes, de usar o fio dental e o flúor.
Em seguida, vem a melhor parte, segundo as crianças, que é o teatro de fantoche realizado pelas acadêmicas voluntárias Luhara Silva Rodrigues, Jéssica Brandão e Tássia Tissot. Os personagens das histórias com fantoches  - o dentista, o dente, a escova, o creme dental e a cárie - já são amigos da criançada. Há a participação de todos: alunos, professores e funcionários.
“É um trabalho lindo e prazeroso para ambas as partes.” diz Euciene Inácio, professora do berçário.
“É uma contribuição que a gente pode oferecer naquilo que temos como formação profissional e docência, tanto no âmbito da educação e da saúde.” afirma Max Brune

A creche
Desde 1996, a Creche Maria de Nazaré está instalada em Barra do Garças na avenida Ezequiel de Carvalho, Q 475 Setor Nova Esperança, cuidando de crianças carentes.
Hoje, a creche tem 21 crianças de 1 a 5 anos de idade e 7 funcionárias, sendo: 5 remuneradas e 2 voluntárias.
Para podem usufruir dos serviços da creche, as famílias das crianças passam um processo de seleção, que inicia com uma pré-matrícula.  As famílias das crianças selecionadas na primeira etapa, são visitadas, para uma avaliação em loco das mais necessitadas. Apenas essas poderão concluir suas matrículas. No ato da matrícula dois termos são assinados pelos pais ou responsáveis que são: o compromisso de comparecerem em todas as reuniões e de trazer aos sábados de manhã seus filhos para evangelização, onde lhe são ensinados os valores vida.
A creche oferece café da manhã, almoço, banho e, principalmente educação para as crianças.
A instituição sobrevive apenas de doações, as quais são adquiridas por meio do serviço de telemarketing e cobrança. Qualquer pessoa pode doar, é só telefonar (66)3405-6001 ou (66) 3405-1953.


____________________
Texto e foto: Tuili Freitas

0 comentários: