Coral Infanto-Juvenil “Professora Sônia Rezende” colabora na formação pessoal de crianças e jovens.
Coral Infanto Juvenil Professora Sônia Rezende |
O Projeto de Extensão “Coral Infanto Juvenil Professora Sônia Rezende” realiza atividades que estimulam o gosto musical em crianças e jovens de 7 a 15 anos, de escolas da rede pública de Barra do Garças, e região. Este projeto está integrado ao Programa Biblioteca Oficina (PBOL) do Curso de Letras da UFMT, Campus Universitário do Araguaia.
De 1996 a 2009, o projeto foi aplicado na Escola Estadual Irmã Diva Pimentel. Neste ano, 2010, está inserido na Escola Estadual Jardim Araguaia, com 30 alunos matriculados. Os ensaios são realizados duas vezes por semana em horários diferentes das aulas das crianças coralistas. As apresentações são feitas em eventos da universidade, festividades da escola, datas comemorativas e atividades culturais. O projeto conta com a participação de acadêmicos da universidade, sendo 3 bolsistas e 2 voluntários.
Segundo a idealizadora do coral, professora Maria Claudino da Silva Brito, a criação de uma atividade de extensão na área musical é de grande importância para a comunidade. O acesso a um espaço cultural, o PBOL, proporcionaria estímulo à leitura e atividades artísticas, garantindo a prática da cidadania. “É papel da universidade oferecer à comunidade o contato com a cultura”, destaca a idealizadora.
“A inserção de projetos na comunidade é uma prática sócioeducativa que oferece conhecimento das várias linguagens artísticas, valorizando o corpo, a voz, a emoção, os sentidos e sensações. Além de despertar o interesse em crianças e jovens para arte, leitura e interpretações musicais”, afirma a coordenadora do coral, Anna Maria Penalva Mancini.
Para Carmem Alessandra Brito de Hataíde, 8 , estar no Coral é muito bom. “Fazemos exercícios corporais e vocais”, afirma a coralista. A avó de Carmen, diz que, com a entrada de sua neta para o projeto, seu comportamento mudou, tanto em sala de aula quanto em casa. “O contanto com a música estimulou a criatividade e sua participação no convívio coletivo”, evidenciou.
A estudante de Enfermagem, Mayara Leite de Aquino, bolsista do projeto há três anos, diz que a música desenvolve, na formação pessoal do aluno, o gosto pelo canto em coro, levando a criança a começar a compreender o que é trabalhar em equipe e a importância disso na sociedade. Ela destaca que sua participação no Coral, a ajudou na competência em lidar com crianças e jovens.
Andressa Cristina e Nayara F. Maciel
0 comentários:
Postar um comentário