Aliança Bíblica Universitária no Campus Araguaia: um grupo para todas as religiões
Os encontros acontecem duas vezes por semana na UFMT |
Nem só de estudo acadêmico vive o universitário. No Campus universitário do Araguaia, o estudante que segue qualquer ou nenhuma religião também pode pensar e discutir a sua fé, por meio da Aliança Bíblica Universitária (ABU). Ela é uma organização missionária evangélica que existe para compartilhar o Evangelho nas universidades. O título acima resume o pensamento do grupo, sua identidade.
Em Barra do Garças, a semente é recente, tem apenas dois anos, mas a Aliança foi criada na década de 60. Julian Zenaro Rodrigues é uma das fundadoras do grupo no Campus. “Eu via a ABU em Cuiabá e pensava que isso era para mim, eu tinha que participar, eu tinha que sentir”, conta. Um dos lemas do grupo é “estudante alcançando estudante” , porque são os alunos que levam outros colegas a chegar às suas próprias conclusões sobre o livro mais lido do mundo.
As reuniões, chamadas de estudos bíblicos indutivos, ocorrem nas terças-feiras, às 13h e nas quintas-feiras, às 17h30, na cantina de baixo, próxima à sala do DCE. Em cada reunião, um participante conduz o encontro fazendo a leitura de uma passagem bíblica e explicando como ele a interpreta, abrindo espaço, em seguida, para que outras pessoas comentem. “É interessante ouvir o próximo e saber como ele pensa” diz Juliana. Para a estudante de Enfermagem Bianca Alves Barros, que participa da ABU desde o começo
de 2012, ler a bíblia é muito importante para o entendimento. “Eu gosto demais de ler a bíblia, mais do que ir a igreja até”, confessa.
Para Bianca, que é cristã evangélica, estar no grupo é um aprendizado. “Uma pessoa que ouve grava 10%,
mas quem participa aprende 50%”. Ela vê a ABU também como um espaço para construir amizades. “A amizade que a gente faz aqui é para sempre, nós somos amigos de alma mesmo”.
Outras atividades
|
Uma vez por mês são realizadas as reuniões de grupo base com a outra unidade, situada na Universidade
Cathedral. Existem ainda os treinamentos intensivos. Neste ano ocorreram dois: o treinamento “Conhecendo
a ABUB”, em março e o “Quem quer ser um missionário?”, em abril.
A ABU também promove eventos e confraternizações com todos os membros, como o piquenique ABUndante, realizado ano passado e a recepção aos calouros 2013, em que foi entregue o guia do calouro
e realizadas dinâmicas em que estudantes recém-chegados puderam ser o “gênio da família” e incorporar a “identidade do calouro”.
Texto: Gracielle Soares
Fotos: Arquivos da ABU
0 comentários:
Postar um comentário