25 de novembro de 2011

Barra do Garças: abençoada por Deus e bonita por natureza



Yuna de Abreu F. Ribeiro
Barra do Garças é uma cidade turística, com várias opções de lazer para quem gosta de natureza. A cidade possui tantos atrativos naturais que fica difícil citar todos e escolher qual deles visitar. Sobre o assunto, conversamos com a turismóloga, Yuna de Abreu Freitas, MBA em Turismo que desenvolveu sua monografia exatamente sobre os pontos turísticos de Barra do Garças.   Nesta matéria, iremos apresentar de maneira sucinta, cada um destes pontos. Na matéria ao lado e nas próximas edições, você poderá conferir informações mais detalhadas de cada local. 

Cachoeira do Parque Estadual da Serra Azul
Um dos principais pontos turísticos da cidade é o Parque Estadual da Serra Azul, que cobre uma área de 11 mil de hectares e oferece aos visitantes, trilhas ecológicas, sítios arqueológicos como a “Gruta dos Pezinhos”. Outra atração do Parque são as 14 quedas d’águas que formam belas cachoeiras, como a “Playmobil”, a “Pé da Serra” e a “Usina”, com infraestrutura de restaurante, banheiros e churrasqueiras. Na Serra, chama atenção intrigante Discoporto e o mirante do Cristo de onde se tem visão panorâmica da cidade e do encontro dos rios Araguaia e Garças. 

Falando em rios, lembra-se do rio Araguaia, ícone da representatividade das águas na região, que na época de seca, propicia a formação de inúmeras praias. As mais conhecidas são a do “Quarto Crescente”, a do “Bosque” e a da “Arara”, muito visitadas durante o mês de julho, na consagrada “Temporada de Praia” da cidade. Nesse período, o fluxo de turistas na cidade é grande. Além das praias, outro atrativo é o “Parque Estadual Salomé José Rodrigues’, o “Porto do Baé”, que possui área para embarque e desembarque de barcos, lanchas e jet-skis para a prática da pesca ou passeios, tanto no rio Araguaia, como no Garças. A agitada vida noturna integra-se a esse espaço, com várias festas, bares e shows. 

Rios formam belas praias durante o período da seca
De acordo com a turismóloga Yuna, a cidade possui outros redutos de vida social: o "Iate Clube da Barra", o clube "Peixinho", com sede social e campestre e, o mais conhecido "Parque das Águas Quentes". Todas essas opções são de fácil acesso e têm um suporte de atendimento completo, como alimentação e estacionamento.
“Localizada a 40 km da cidade, fica a Serra do Taquaral, que é um braço da Serra do Roncador”, diz Yuna. "Os seus principais atrativos são: o Complexo do Bateia, as trilhas, os recantos ecológicos e as formações para o turismo de aventura. Todos os espaços aqui citados são ricos na diversidade de flora e fauna", completa.
Serra do Roncador: beleza e misticismos
Yuna destaca ainda o turismo místico, representado pela Serra do Roncador, cercada de mistérios e lendas, proporcionando contato intenso com a natureza por meio de suas cachoeiras e formações rochosas, como o “Arco da Pedra”. Atrativo conhecido internacionalmente, devido à história do Coronel Fawcett, sumido durante uma expedição que buscava, na Serra, uma cidade perdida. “Cabe aqui levantar a questão histórica do município de Barra do Garças, que une mistérios e tradições com a memorável Expedição Roncador –Xingu e a Pedra Simão da Silva Arraia, que reflete a época do garimpo na cidade. Atualmente, esses fatos estão um pouco esquecidos pela população, mas têm grande importância para  a cultura”, afirma a turismóloga.


As pedras no caminho
Yuna não esquece, porém, dos problemas que Barra do Garças possui em relação ao transporte e acesso. “A falta de um aeroporto que ofereça voos regulares para aumentar a presença de turistas na cidade é lamentável”, disse ela. Além disso, tráfego nas principais avenidas da cidade é tumultuado devido aos engarrafamentos causados pelo grande número de caminhões que passam pelo Posto Fiscal, localizado entre as pontes que dividem os estados de Mato Grosso e Goiás.
“Para que a atividade turística realmente funcione, algumas estratégias devem ser lançadas. Precisamos considerar todos os serviços que o turista precisa para ter uma estadia satisfatória: hospedagem, alimentação, transporte, agenciamento, lazer e bem estar.” conclui a turismóloga Yuna.

Vista panorâmica de Barra do Garças, suas fronteiras e rios
________________
Texto: Tuili Freitas
Fotos: Arquivo

0 comentários: