Ao terminar um curso de graduação muitos sentem um alívio e uma sensação de missão cumprida. Mas, a graduação é apenas o primeiro estágio do Ensino Superior. É hora de escolher um curso de Pós-Graduação.
Para organizar esta área a UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), Campus Universitário do Araguaia criou uma coordenação de Pós-Graduação e Pesquisa, sob a atual administração da professora Lívia Lopes de Azevedo. Esta coordenação trabalha na organização, expansão estrutural e pedagógica do Campus.
A direção do Campus tem se esforçado para oferecer de dois em dois anos cursos de especialização. Atualmente está em andamento o curso de Literatura e História: Relações Interfaces Regionais, coordenado pela professora doutora Gilvone Furtado Miguel.
Alail Abadia, aluna do curso de Pós Graduação Literatura e História: Interfaces Regionais. |
Segundo dados da secretaria geral do Campus, a primeira turma de pós-graduação do Campus Universitário do Araguaia teve sua conclusão em outubro de 1987, com o curso de Metodologia das Ciências Sociais Aplicadas à Educação. A última turma de especialização formou cerca de 40 alunos no curso de Gêneros Textuais na Escola.
Nilva Pereira, graduada em Letras no ano de 1997 e atualmente professora de Língua Portuguesa, cursou uma pós-graduação em nível de especialização no ano de 2004, em Estudos Linguísticos. No intervalo de sete anos, entre a graduação e a primeira especialização, Nilva conta que se dedicou aos filhos e trabalho, esperando uma pós-graduação que atendesse seu interesse de atuação.
Ela destaca que não iniciou o Mestrado ainda por falta de conhecimento de uma língua estrangeira, pré-requisito para o ingresso no curso. Acredita que falta público para os cursos de Pós, por isso, não há variedade de temas e estudos.
No primeiro semestre de 2010, a Instituição inaugurou seu primeiro Mestrado, o curso de Ciências de Materiais, coordenado pela professora doutora Nara Cristina de Souza. Ela destaca que o curso é pioneiro nas regiões Centro-Oeste e Norte e tem como objetivo geral formar pesquisadores, contribuindo para a produção, transferência de conhecimento e consultoria em materiais.
Expectativas
O Pró-Reitor do Campus Universitário do Araguaia, professor doutor José Marques Pessoa, destaca que a prioridade neste momento é o fortalecimento dos cursos de graduação. Ele afirma que o Campus passa por um processo de tramitação e expansão estrutural, crescente número de cursos, visando à atração de um maior número de professores doutores que darão força para a idealização de cursos de Mestrados em outras áreas do conhecimento.
Pessoa revela que está encaminhado, com datas ainda não estabelecidas, um Mestrado na área da saúde. Conta também que o planejamento geral do Campus para os próximos cinco anos ainda está em discussão.
Luiz Carlos Bezerra e Paula Caminha
0 comentários:
Postar um comentário