Acadêmicos de graduação exercem a prática em laboratórios. |
A UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) Campus Universitário do Araguaia (CUA), com campi nas cidades de Pontal do Araguaia e Barra do Garças (MT), oferece 16 cursos de graduação para o ano letivo de 2011. Com estrutura física e uma equipe de professores que atende as demandas dos campi, os últimos anos foram de expansão na Universidade. “A unidade de Barra do Garças, ainda está em construção, mas os benefícios são inúmeros: tanto para a cidade, quanto para a valorização do mercado imobiliário e para a inserção geoestratégica de Barra do Garças no cenário matogrossense.” diz o professor Sandro Cristiano de Melo, diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFMT- CUA.
A evolução do Campus foi de quatro cursos de graduação permanentes no ano de 1999, para 16 cursos no ano de 2010. As opções são diversas. Para aqueles que optarem pela área de ciências humanas e sociais os cursos são: Direito, Geografia, Letras e Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo). Português, leitura, e produção de texto, semiótica e teorias da linguagem, produção de notícias, sociologia e filosofia são as disciplinas que estão mais ligadas a esta área.
Para os que se identificam com as ciências biológicas e da saúde, há os cursos de Educação Física, Biomedicina, Ciências Biológicas, Farmácia e Enfermagem. Nessa área estuda-se anatomia humana, microbiologia, fisiologia, bioquímica, biologia, botânica e genética.
Nas Ciências exatas e da terra há os cursos de Engenharia de Alimentos, Física, Química, Matemática, Agronomia, Ciências da Computação e Engenharia Civil. Nesses cursos estuda-se: química, física, calcúlo, lógica e matemática.
Teoria e prática integradas no ensino da graduação |
A UFMT aderiu ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como única forma de seleção para o aluno ingressar nos cursos oferecidos pela Instituição. Em 2009 a UFMT foi a instituição federal mais procurada do país pelos estudantes que se inscreveram no Sistema de Seleção Unificado (SiSu) com 56.703 inscritos para 5.008 vagas em 97 cursos, segundo dados do MEC (Ministério da Educação e Cultura).
Os que desejam entrar em algum curso de graduação na UFMT no ano de 2011, e fizeram as provas do Enem, devem no momento da escolha selecionar um dos cursos oferecidos pela instituição.
Thais Helena B. de Oliveira e Carolina Pizzatto
0 comentários:
Postar um comentário