16 de dezembro de 2010

Universidade completa 30 anos de instalação na região

Dos 62 anos de Barra do Garças, a UFMT participou de 30, contribuindo para o desenvolvimento do município. Vamos resgatar parte desta história e mostrar um pouco das dificuldades que os primeiros professores enfrentaram

A UFMT,  Campus Universitário do Araguaia, completa 30 anos em 2010. Sua história funde-se com a  das cidades que a cediam, Pontal do Araguaia e Barra do Garças.
A UFMT de Cuiabá, foi fundada 10 anos antes, no ínicio da década de 70, com um plano de interiorização denoninado projeto Rondon, que  visava o crescimento, o fortalecimento e a povoação de diferentes regiões do estado.
Com esta intenção, foi criado o Centro Pedagógico de Barra do Garças., sem prédio próprio, por algum tempo. A administração e as salas de aula funcionavam em espaços distintos. A administração atendia no antigo mercadão (hoje a Delegacia de Polícia) e as salas de aula estavam sediadas em diversas escolas: Dom Bosco, Escola Estadual Marechal Eurico Gaspar Dutra e Escola Estadual Francisco Dourado.
Os primeiros cursos oferecidos foram as Licenciaturas em Letras e em Ciências, desmembradas no final dos anos 80, em Biologia e Matemática.
Segundo a professora Maria Celeste, os primeiros anos da Universidade foram muito difíceis. Os professores eram apenas graduados e os únicos recursos para o desenvolvimento das atividades eram a força e empenho de alunos e professores, não esquecendo de citar o velho amigo,  quadro negro. Com o tempo, novos equipamentos auxiliavam os professores em seus trabalhos,   o episcópio (aparelho que permite projeção de imagens opacas), o mimeógrafo (instrumento utilizado para fazer cópias) e, por fim, o retroprojetor.

A professora Celeste lembra que uma das maiores conquistas da universidade, foi a inauguração da sede  própria, em Pontal do Araguaia.
Para o professor Eliel Ferreira, a maior conquista foi ter os cursos reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação). “Este reconhecimento nos proporcionou credibilidade e reconhecimento por outro centros de ensino superior no país.”
Após um longo processo de estruturação, o campus entra em uma nova fase, com a  explosão de novos cursos nos últimos anos. Isso também foi apontado pelos dois professores como um grande avanço.
 Com sua expansão a universidade, hoje, oferece 16 cursos de graduação distribuídos entre dois campi, situados nas cidades de Barra do Garças e Pontal do Araguaia.

Atila Cezar e Lohanna Claro

0 comentários: