14 de dezembro de 2010

Conheça mais as bibliotecas e os laboratórios de informática

Os laboratórios de informática e bibliotecas da UFMT são espaços nos quais os acadêmicos podem estudar, acessando a internet e consultando livros.

Bibliotecas
Biblioteca do campus I da UFMT, Pontal do Araguaia
Nos campi da UFMT – Campus Universitário do Araguaia – existem duas bibliotecas, uma no Campus I, em Pontal do Araguaia, e outra no Campus II, em Barra do Garças. O acervo destas abriga, atualmente, 14.778 títulos e 26.179 exemplares, distribuídos em todas as áreas dos 16 cursos. A biblioteca do campus I, nomeada “Braulina Silva Morbeck” funciona das 7h30 às 22h, de segunda à sexta-feira. No campus II o prédio oficial da biblioteca foi concluído recentemente. Durante o mês de outubro, os livros que temporariamente estavam abrigados em uma sala – que funcionava como biblioteca – foram transferidos para as novas instalações.  O horário de atendimento é o  mesmo da biblioteca do Campus I.
A gerente geral da biblioteca do Campus I, Elizabeth de Oliveira, e a bibliotecária e documentalista, Nilva Pereira Silva, destacaram que pessoas que não sejam alunos da universidade podem utilizá-la  para estudos.  O empréstimo dos livros só é permitido para discentes, docentes, pesquisadores e técnicos da universidade que apresentem a carteira de identificação oficial da biblioteca.
No site da universidade [www.ufmt.br],  pode-se ter acesso às informações sobre o acervo das bibliotecas (títulos, exemplares) e seus serviços, como também fazer reservas e renovações on line.

Laboratórios de informática
Hoje nos campi da UFMT existem um total de 110 computadores distribuídos em três laboratórios de informáticas e nas duas bibliotecas. No campus I existem 12 computadores na biblioteca “Braulina Silva Morbeck” e 30 no Laboratório de Informática. No campus II, há 64 computadores distribuídos em dois laboratórios de informática e quatro computadores na biblioteca.
Um dos laboratórios de informática do Campus II
Segundo o analista de Tecnologia e Informática da 
Pró-Reitoria do Araguaia, José Vitorino Júnior, o uso dos computadores, nas salas de informática, é restrito aos acadêmicos, docentes, técnicos e pesquisadores da universidade. Os laboratórios funcionam nos três períodos das 8h às 22h30, de segunda à sexta-feira. As salas de informática podem ser também reservadas pelos docentes que queiram disponibilizar os computadores para seus alunos enquanto ministram aulas. Os computadores disponíveis nas bibliotecas podem ser usados pelos acadêmicos, no horário de funcionamento.

Carlos Nathan S. Silva e Pamela C. Oguido

0 comentários: